Hardcore Recife

sábado, abril 17, 2010

resenha: AORTA – Sangue Novo (EP 2010)

clique na imagem para ampliar a capa do cd

No ano em que o “AORTA” completa 10 anos de resistência, confesso que quando vi a notícia de que a banda havia lançado o EP intitulado “Sangue Novo”, me acometi de um surto involuntário de nostalgia. É que a história dessa banda está intimamente ligada ao memorável e imortal Projeto “Farinha do Rock”, materializado em estimulantes domingos na frente de uma padaria em Afogados no início da década. O projeto se não revelou, foi palco decisivo para bandas que marcaram ou não a cena de Recife, mas que no mínimo participaram de um momento único na cidade, tais como: Fogo Morto, Proletários, Rabujos, DZR, Elefante Verde, Ugly Boys, B.H.C., El Ramiros, Nômades (inclusive foi o primeiro show da minha banda, o Revolta Civil); nessa lista seleta estava o “AORTA”.

Mas voltando ao que interessa. Em mãos o recém lançado EP “Aorta” (e acredito que seja o segundo material da banda), o disco dispõe de 07 músicas essencialmente punk /hardcore oitentista, com letras que traduzem críticas sociais e políticas diretas, acompanhadas de riffs marcantes e refrões fortes, cantados por vocais em coro que ora se apresentam mais limpo, ora com gritos rasgados. Dentre a infinidade de influências, suponho que são determinantes para a sonoridade do “AORTA”; Ramones, Gritando HC, Cólera, Mukeka Di Rato (primeiros discos), entre outras. No que se refere às músicas, destaco a nervosa “Será o Fim do Nosso Ecossistema”, que inaugura o CD, música com a pegada mais hardcore, letra muito boa e linha de vocal. Outra música que merece elogios é “Blackout”, que apresenta na introdução e letra os gritos poéticos de Rogério Vicius (personagem lendário do underground da cidade), sem esquecer da excelente “Natal Vermelho”, e de “Guerra”, que conta com a participação mais que especial de Gordo(Nômades).

Por fim, é importante registrar que o EP traz uma produção musical muito acima da média, pois é possível identificar perfeitamente todos os instrumentos de forma harmônica e com timbre característico do estilo, o que, ao menos na minha opinião, é imprescindível para uma banda que pretende mostrar sua qualidade técnica, qualidade esta incontestavelmente demonstrada nesse ótimo disco de Punk/HC que apresento.

Para baixar o disco clique AQUI:

Por Élder Rodrigues (elder_gtr@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário