Hardcore Recife

quinta-feira, julho 14, 2011

entrevista: Gepeto - Ação Direta


Entrevista cedida por Gepeto a Herick da HTR.

x--

Desde 1987 o Ação Direta manda seus sons e suas ideias mundo afora, tocando em todo canto que se permite, são 24 Anos de vida, 24 Anos de Pura Revolta, Repúdio, Confronto e Resistência, é assim que eles vão fazendo sua história e a história do Punk/Hardcore/Metal no brasil, foi assim que chegaram até aqui e prometem não parar tão cedo.
É com um sorriso enorme que posto abaixo a entrevista com Gepeto, vocalista da banda (que fará parte do próximo Festival Antezine-se), falando um pouco sobre os últimos acontecimentos políticos no Brasil e no mundo, Cena do NE e é claro da própria banda.

x--

Primeiramente queria agradecer pela entrevista e dizer que é um prazer imenso entrevistar essa banda que representa muito bem o punk/hardcore brasileiro desde 87.

Hardcore Thrash Recife: Começando pelo título da banda, qual ou quais foram os motivos do nome "Ação Direta"? Vocês acreditam em ação direta como forma de ativismo?

Gepeto: Vou começar agradecendo o espaço e confessando que estamos MUITO FELIZES de voltar a Recife agora em Agosto para o festival ANTENZINE-SE! Temos enorme respeito por todo o nosso publico de todo o nordeste e em especial para a "maior roda de pogo" do mundo. A expectativa é grande!
Desde o inicio sabíamos que tipo de som e ideias que queríamos para a banda, mesmo sem nenhuma experiência com bandas, instrumentos. Escolhemos o nome AÇÃO DIRETA por este representar algo forte, verdadeiro e que reflete bem a temática adotada pela banda. Acreditamos na AÇÃO DIRETA como estilo de vida ! É assim, praticando a AÇÃO DIRETA que enfrentamos todos os obstáculos e diversidades da vida é assim, praticando a AÇÃO DIRETA que estamos construindo nossas vidas, que ocupamos nosso espaço na sociedade. Mas sem utopias nem sonhos irreais, e sim pés no chão e atento a realidade que nos cerca. Procurando melhorar como seres humanos, procurando melhorar nossa cidadania, procurando fazer pelo menos as nossas partes.

Hangar 110
HTR: A marcha da maconha tem gerado muita discussão esse ano no Brasil, O que acham dessa outra forma de protesto? Isso tem algum efeito? Qual a opinião de vocês sobre o que a marcha defende?

G: Olha, costumo analisar o lance mais ou menos assim: Desde a explosão e polêmica causada pelo PLANET HEMP uma coisa de positivo ficou. Foram geradas finalmente discussões e debates a esse respeito à nível nacional. O mais recente é o lance das marchas. Estamos numa "democracia" então todos tem o direito de se manifestarem, de exigirem seus direitos e acho isso positivo e válido. Infelizmente vivemos uma época difícil, dura onde proliferam as injustiças sociais, a hipocrisia, a discriminação e etc.
Odeio essa nossa cultura da cerveja, por exemplo, mas o álcool é a realidade, é responsável por uma porcentagem altíssima de homicídios, acidentes de trânsito, e violência generalizada, mas as propagandas de alienação estão ai, nas telinhas dos milhares e milhares de brasileiros, mostrando os jovens ingerindo bebidas, ao lado de mulheres gostosas, carros, praias e etc.
Porra, o que há de tão mal numa simples planta? O nosso problema aqui no Brasil não é a maconha em si, nem as outras drogas. É a hipocrisia, a ignorância e o ser humano, este sim gera a ganancia, o tráfico, a violência pelas disputas e poder, etc. Estamos num mundo globalizado onde as marchas, paradas, manifestações em geral mostram que as pessoas querem ser mais livres com responsabilidade, mas partes dos seres humanos não são evoluídas e preparadas para tal. Não curto apologias, nem palavras de ordem, mas curtimos sim uma boa erva e não somos criminosos por conta disso!
As pessoas não têm sequer educação, nem noções de cidadania e são alienadas a associar toda essa miséria e violência generalizando todo tipo de droga e colocando-as no mesmo nível da erva. Basta verificar nos tele jornais mais sangrentos desse país. Apoiamos todos os tipos de manifestações conscientes, lutas com fundamento em prol de dias melhores e justiça e tolerância!
Infelizmente 90% dos brasileiros creio eu não sabem nada sobre a erva, sua origem, suas histórias, seus efeitos e sobre o prazer relaxante de se fumar um bamba. ha ha ha !

HTR: Falando em protesto e trazendo pro meio "moderno", uma onda de ataques digitais tornam-se notícias no mundo, recentemente sites do governo federal têm sofrido ataques de hackers (ou crackers, se preferir) que reivindicam algo, pessoas protestam no twitter e em outras redes sociais... Pra vocês, esse tipo de protesto é válido? Há alguma essência nisso?

G: Achei válido esses hackers colocarem a tona documentos até então hiper confidencias dos governos do USA relatando toda a sujeira e podridão do mundo da política e do mundo corporativo na rede para que todos tomem conhecimento. A vida anda confusa com tanta tecnologia e tanta futilidade das pessoas. Infelizmente uma parcela grande dos seres humanos habita a rede para propagar o mal, propagar crimes, lesar semelhantes, praticas racistas e desvio de dinheiro de cidadãos comuns.
Tenho refletido muito sobre toda essa estupidez humana. Pessoas sem nível, valores, noções básicas, sentimentos de amor, compaixão, etc.
A vida das pessoas está online agora e essas manifestações fazem parte desta época de grande confusão e questionamentos.

HTR: Todos que acompanham a banda notam clara a evolução sonora e das letras, como você vê a ação direta nos dias de hoje, com relação ao som e ideias em comparação ao ação direta de 87?

G: Poxa, sou meio suspeito para falar da AÇÃO DIRETA, pois vivenciei todos esses anos desde a formação sabe! Fundei a banda junto com meu brother Panda e segui com ela até os dias de hoje enfrentando todas as diversidades e obstáculos.
Com certeza essa evolução foi natural, pois sempre buscamos uma sonoridade original, criamos nosso próprio estilo. Isso se deu pela contribuição dos músicos da banda que sempre trazem ideias e contribuem de maneira forte na parte de criação. Claro, no inicio éramos PUNKS, aquela coisa panfletária e cheia de palavras de ordem. O tempo foi passando e crescemos, envelhecemos e vivenciamos diversas experiências de vida com a banda nas tours, gravações , na estrada e tudo isso amadureceu nosso trabalho.
Hoje estamos melhores como músicos e bastantes experientes, e posso dizer que a paixão e comprometimento ainda é o mesmo! Costumamos dizer que nosso estilo de vida é AÇÃO DIRTA! Nossa musica é verdadeira, é arte e cultura, é ativismo, respeito e coletividade, é expressão de sentimentos e pontos de vista e muito Hardcore Metal Punk! Desde 1987!

Ação Direta em Tour na Europa
HTR: O Último registro da banda foi lançado em 2006, nota-se que a ação direta mantém sempre uma pausa entre um disco e outro, explorando sempre ao máximo todos seus lançamentos. Hoje a banda pensa em lançar um novo álbum com inéditas ou algum outro registro?

G: Estes períodos se dão por que para cada álbum lançado trabalhamos duro por anos divulgando, fazendo shows, distribuição e tudo o que envolve um lançamento e tal. Também como sempre trabalhamos de forma independente, não existem pressões externas para fazer álbuns e nós nunca repetimos fórmulas. Se você analisar, cada álbum nosso tem uma cara, representa uma fase, tem todo um conceito diferente e sempre compomos e cuidamos de tudo com muita inspiração.
No momento, estamos trabalhando as 11 musicas que farão parte do novo álbum da AÇÃO DIRETA. O mesmo será gravado em janeiro de 2012 e o lançamento dará inicio as comemorações de 25 ANOS!
Posso afirmar que mais uma vez o material está saindo ousado, furioso e diferente de todos os outros álbuns, mas com certeza com a cara da AÇÃO DIRETA!!!
Além do álbum novo será editado no Peru uma coletânea chamada 1987 - 2010 - THE BEST OF com 25 musicas de todas as nossas fases e também um LP Split com a banda paulista ATROZ com musicas inéditas registradas na mesma sessão de gravação do álbum MASSACRE HUMANO.

HTR: Durante a carreira a Ação Direta fez algumas turnês pela Europa, quais a diferenças de tocar na Europa, no Sul/Sudeste do Brasil e no Nordeste?

G: A diferença é grande, tanto cultural como estrutural. No velho continente existem grandes cenas e vários locais para apresentações alternativas, o que nos proporciona fazer tours como a de 1999 com 33 shows em 37 dias!
O HARDCORE brasileiro é respeitadíssimo e desperta a curiosidade das pessoas. Nós somos o tipo de banda que se entrega e faz seu melhor sempre , seja para 10 pessoas ou para 1000, seja na Alemanha, Croácia, Espanha, Holanda ou no Nordeste ou no sul ou em qualquer cidade do interior de SP por exemplo.
Fizemos 4 tours pela Europa visitando cerca de 12 países e foram experiências fantásticas, assim como os diversos shows pelo Brasil. Diria que a grande diferença é estrutural e cultural, mas a pegada do público brazuka é mais insana!

HTR: O que vocês relembram do último show da Ação Direta aqui em Recife e o que vocês esperam pra esse próximo show?

G: Foi fantástico estar em Recife pela primeira vez e em João pessoa / PB, Natal / RN e também em Surubim / PE.
Temos ótimas lembranças da galera ai e dos shows. Infelizmente a produtor na época nos deixou falando. Fizemos os quatro shows e não recebemos 01 centavo até hoje. Tirando esta parte, nossas lembranças são 100% e estamos felizes em voltar.

HTR: Quando se fala em hardcore/punk/metal especificamente do Nordeste, quais bandas vêm em mente? E Qual a impressão que vocês têm da cena HC/punk/Metal do Nordeste?

G: Acho que a cena do nordeste sempre teve grandes representantes e grandes talentos, aliada as suas culturas locais deram uma cara positiva ao universo do punk/HC/Crust/Grind e tantas outras subdivisões.
Conhecemos várias bandas sem dúvidas. Posso destacar nomes como KARNE KRUA, DEVOTOS, HANNAGORICK, CÂMBIO NEGRO HC, FACADA, DIAGNOSE, DECOMPOSED GOD, SOCIEDADE OCULTA, ROTTEN FLIES, PASTEL DE MIOLOS e tantas outras.
A cena de todo o nordeste me soa como uma cena real, com pessoas verdadeiras envolvidas. Vejo musicalidade, arte e fúria nas bandas e isso me agrada bastante! E também o apoio às bandas nacionais que são muito valorizadas por vocês, ao contrário de cidades como SP onde há muitos paga-paus de gringos.

Ação Direta em ação
HTR: Na última vinda ao NE, a banda ainda não tinha lançado o grande disco "Massacre Humano", fora esses sons que o público daqui não conferiu ao vivo, O que podemos esperar do próximo show?

G: Muita energia e entrega com certeza. Vamos tocar um pouco de cada época, um pouco de cada CD! Desde RESISTIREI a MASSACRE HUMANO passando por BASEADO EM FATOS REAIS, ENTRE A BENÇÃO E O CAOS, INTERVENÇÃO, REVOLTA / REPÚDIO / CONFRONTO / RESITENCIA! Contamos com a presença massiva de todas as galeras!

HTR: Esse espaço é seu, pode mandar sua mensagem pra galera...

G: Agradeço o espaço e convoco todos os HARDCORES, PUNKS, GRINDCORES, HEADBANHERS, SKATE ROCKERS e ROCKEIROS de PE a comparecerem no show ai dia 06 De Agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário