Hardcore Recife

terça-feira, dezembro 29, 2009

entrevista: Davi - Nação Corrompida

Davi vocalista da banda de Hardcore/Crossover Nação Corrompida, que completou agora em setembro 14 anos de atividade, cede entrevista ao blog hardcore thrash recife.

Texto e entrevista por Diego Sorano.

HxTxRx - Ae Davi, como o blog está no começo das atividades e nosso principal objetivo é tornar público os acontecimentos da cultura underground de Pernambuco e do Nordeste, não há nada mais justo que deixar todo mundo ciente do que é e do que já foi o movimento underground - ou qualquer nome que se use para definir isso - em cada cidade dessa região! Por isso estamos pedindo as sabias palavras dos "vovozinhos" (ou serão tios?) do hardcore Pernambucano.

Para começar, queria saber como foi que essa música conseguiu atingir vocês em Paulista, mais especificamente em Maranguape I(?) e como aconteciam as coisas por lá naquela época, já rolava uma certa movimentação de bandas de Paulista? Quais as bandas que fizeram vocês pensarem "Porra, é assim que eu quero gastar meu tempo e meu dinheiro"? (risos)

Davi – Pow, isso foi a muito e muito tempo, bem antes do Nação Corrompida existir, a música é universal e o hardcore não foge a regra, é quase uma praga. Por mais longínquo que seja o lugar, se lá existir revolta incontida, insatisfação ou simplesmente o ócio mais uma partícula de influência (bandas ou livros que o cara esbarrou e acabou escutando ou lendo), com certeza surgirá uma banda de HC! Bem... uma das primeiras bandas de Maranguape I surgiu em 1989, era o Autópsia Mental (talvez a principal responsável pelo surgimento do Nação Corrompida) que já tocava um mix de Crossover/HC old school/Grind, incrível né? E tinha hits como “Escravo da estrovenga” e “ Mundo no jornal”, que já eram cantados em voz alta nos shows em Maranguape e em outros lugares. Tinha a banda Deathrage, cuja a música “De soldado a coronel” a pertencia há anos e depois nos foi cedida gentilmente pelo brother Banha. Tinha também o Obstinance! Em relação a Paulista existiam muitas bandas que se concentravam principalmente em Jd. Paulista, mas um abismo cultural impediu por muito tempo uma maior integração entre os dois bairros, essa integração só veio ocorrer muitos anos depois!

HxTxRx - Qual o caminho dos integrantes até chegar no Nação Corrompida e como foi a convocação de cada integrante para o início dessa "lenda do hardcore"? (mais risos) Vocês ja desafiavam a música de mercado em outra bandas antes disso?

Davi – O idealizador de tudo foi nosso ex-baterista Cara-De-Rato (a lenda, Ray Charles da Batera kkk) que era ”o excluído” de todas as festinha do bairro porque sempre andava com umas fitas velhas do Ratos de porão e ficava azarando para serem tocadas justo na hora da música lenta (vulgo: hora do amasso). Belo dia ele perguntou aos amigos da escola:
- Vamos fazer uma Banda de Hc?
- É vamos!! (só fogo de palha!!)

Então foi até a “garagem” (local de ensaios do Autópsia) e convidou Neto “Avião”, irmão de Guilherme (guitarra do Autópsia) pra tocar guitarra na banda, “Matuto” para fazer vocais e Rosenberg para o contra-baixo, esse nem durou muito, foi substituído por Guilherme. A banda estava formada e fez seu primeiro ensaio exatamente no feriado do dia 7 DE SETEMBRO DE 1995, só faltava um nome, que foi “Suicídio Letal” (quê??? kkkkkk, que suicídio não é letal?) , graças a uma letra feita por Rato, chamada ”Nação Corrompida”, eles mudaram de idéia, a partir dai Neilson (kéké ou Fimose) pegou o lugar de GUI no contrabaixo e finalmente passamos a chamar a banda de Nação Corrompida. Eu só entraria na banda 5 anos mais tarde.

HxTxRx - O Nação passou por várias trocas de integrantes e, acho eu que, muito disso aconteceu pelas poucas oportunidades que não justificavam, para alguns, toda a energia e disposição empregada na banda, o que já é comum em bandas de hardcore. Conta mais sobre isso.

Davi – Nunca há um total equilíbrio das motivações e/ou interesses (QUE SÃO NA MAIORIA DA VEZES PESSOAIS) entre os integrantes de uma banda, o desafio está em achar uma interseção ou ELO entre essas motivações, algo em comum, e assim achar um mínimo de equilíbrio. Quando isso não ocorre é normal a constante troca de integrantes.

HxTxRx - Saindo do individual (banda), qual as diferenças mais visíveis entre o atual hardcore e o "antigo"? Falo de esquema de organização, gravação, movimento entre bandas e, óbvio, as bandas em si.

Davi – Acho que as bandas duravam mais kkkk! Ideologicamente evoluiu muito em relação ao passado (antigamente se lia Bakunin, mas não se fazia ação direta). Gravação, lógico, é BEM mais fácil hoje, prensagem era mais uma questão de grana mesmo (até hoje é assim!). A organização era boa, tinha uma produtora de shows underground chamada “Morcego Produções” e tinham lojas muito legais que divulgavam o material da galera como a extinta DISCOSSAUROS que ficava ao lado da Faculdade de Direito no centro do Recife, Curinga Skateboards, Cd Rock de Elci e A Vinil Alternativo, essa ainda existe. Heeeee!

"davi toca incorporado.. confirmado." - foto e comentário por Edinho =p

HxTxRx - Como sei que várias pessoas são interessadas em saber a quantas andam o Straight Edge e o veganismo/vegetarianismo por esses lados queria que tu desse uma "geral" nesse assunto.

Davi – Uma Merda!!! O sectarismo e o preconceito promovido por algumas vertentes do straight edge acabaram por afastar muitas pessoas e distorcer a idéia que muitos ainda estavam formando a respeito. Fora o fato que a ideologia colocada como um julgo sobre as costas parece ser assustador (a forma como se é apresentado é um erro)! As pessoas não tem atitude suficiente para assumir esse encargo! Com os vegans acontece quase o mesmo. No vegetarianismo é tudo mais light, pois não há tanta ideologia atrelada (na maioria das vezes). Falo de SxE daqui e de fora de PE!

HxTxRx - Que shows você poderia dizer que foram inesquecíveis ou qualquer adjetivo positivo que se dê a eles?

Davi – O meu primeiro show com a banda, foi foda, o do PE no ROCK e o último show com Cara-de-Rato na Batera, no MAC em Olinda, também foram inesquecíveis. Também houve shows muito legais em outros estados: PB, AL, nosso primeiro show em Natal foi fodástico. Tiveram várias roubadas inesquecíveis também (kkkk!!), cujo ensinamentos tiramos mais proveito positivo!!

HxTxRx - Hoje em dia, por causa das ferramentas da grande rede, ficou muito mais fácil seu som chegar em pessoas que pensam o mesmo que você mas estão longe demais pra ter um contato pessoal, voltando 10 anos no tempo, como rolava essa interação entre bandas (principalmente do nordeste, nossos vizinhos)? Os convites para tocar fora do seu estado e interior? as trocas de matériais? as conversas... ?

Davi – Cartas e mais cartas, nossa! Muitas cartas mesmo! Cara-De-Rato recebia dezenas todo mês e respondia e enviava um monte também! Eu também mandava muitas cartas (toda a troca de matériais se restringia basicamente a esse meio de comunicação) e outras raras vezes o velho e ainda caro interurbano era usado para acertar detalhes de show em outros estados. A primeira vez que tocamos em Jampa (que foi o primeiro fora de PE) foi por intermédio de um brother de lá que vinha constantemente em Maranguape para visitar sua vó, seu nome era Giusepe, ele tocava na banda “No habit” e conhecia um monte de bandas de lá como o Matando a Pau e o Mob Ape, o local do primeiro show lá foi o “recanto universitário” e assim (a partir de João Pessoa) firmamos um intercâmbio bem sólido no NE que perdura até hoje.

HxTxRx - O que ainda motiva vocês e tantas outras bandas a continuar?

Davi – Pessoalmente (banda) temos como principal motivação as pessoas (todas as que possamos atingir), pois como Câncer que somos, temos como principal função infectar as células ditas sadias com gotículas de lucidez para que estas por si mesmas (mesmo que esse processo se dê de forma subconsciente) contaminem outras! Como uma reação em cadeia (Ex: trilha de dominós ou de pólvora) aguçando ao mesmo tempo nosso senso crítico e dos demais. Assim o "ORGANISMO" como um todo é infectado! Utopia ou apenas idéias perigosas? Utopia não existe, mas pessimismo sim! Disse um dia Oscar Wild: “A desobediência leva a Evolução”. Isso nos motiva!

HxTxRx - Que bandas você poderia deixar aqui como "obrigatórias" pra quem ainda não conhece o hardcore do nordeste em geral?

Davi – Essa parte é pura tietagem! Vou começar pelos Idosos: Câmbio Negro Hc, Realidade Encoberta (impossível de achar material!! kkk), Discarga Violenta, 3º mundo, Elefante Verde, Rotten Flies, Comedores de Lixo, Devotos, Ataque Suicida, Rabujos, Autópsia Mental e o N.C! Bandas um pouco mais novas: Fratelli, Todos Contra Um, Antropofagia, Dejetos, Nark, Corroídos Pelo Òdio, Revolta Civil, Arquivo Morto, Estado de Defesa, Das Dores, Nosso Confronto é Inivitável, Monstro Morgue e Discórdia.

HxTxRx - Espaço aberto para as últimas considerações...

Davi - Não Deixe que o medo fique a frente de suas realizações! UM ABRAÇO, DAVI.

Escute Nação Corrompida aqui: http://www.myspace.com/nacaocorrompida

5 comentários:

  1. Bela entrevista, sou fã do Davi, ele tem umas resostas muito foda, NC rulles sempre!!!
    Que venha mais 14 anos de banda!!! =)

    ResponderExcluir
  2. ótima entrevista! boas as perguntas, melhores ainda as respostas!!
    nação corrompida é foda!

    ResponderExcluir