Hardcore Recife

segunda-feira, julho 05, 2010

resenha: FACADA – O JOIO

capa do novo album


No mês em que o Nordeste está em evidência por causa das tradicionais festas juninas, o underground nacional volta os olhos à região para apreciar, na minha opinião, o melhor disco de hardcore (em todas as suas vertentes) lançado desde o LP "Espelho dos Deuses" da lendária Cambio Negro HC, em se tratando de bandas nordestinas.

Estou falando, nada mais nada menos, dos cearenses FACADA, e mais especificamente do segundo "debut" lançado pela banda, intitulado "O JOIO".

Trata-se de grindcore, pura e simplesmente grindcore. E PUTA QUE PARIU, o disco é simplesmente FODA!!! Não é exagero dizer que o que estou ouvindo agora é realmente "indigesto" na melhor e mais insana semântica da palavra, em referência ao nome do disco anterior dos caras.

São 20 minutos indescansáveis distribuídos em 14 petardos, no melhor estilo Terrorizer, Lock Up, Jigsore Terror, Extreme Noise Terror e, claro, a inegável influência de Napalm Death. É música pesada, rápida e objetiva que soa, aos que tem a sensibilidade de apreciar música extrema de qualidade, como uma obra de arte cuidadosamente lapidada.

Para os que já conhecem o FACADA não é segredo a qualidade técnica dos integrantes da banda, só que em "O JOIO" as composições transpiram muito mais maturidade e consistência, com a novidade de contar com duas guitarras. Além disso, há que se mencionar ainda a sua ótima qualidade de produção gráfica e sonora, ficando esta última a cargo de integrantes do GADJET - banda muito respeitada no cenário grindcore mundial.

Por fim, na árdua tarefa de selecionar as músicas do disco que se destacam, cito de forma indecisa as músicas: "Podem Vir", "O Joio", "A Arrogância É Meu Privilégio" e o inusitado cover do DFC "Lucro É O Fim".

Sem dúvidas "O JOIO" é um divisor de águas não só para o brilhante futuro do FACADA, mas também para todo o cenário de música extrema no Nordeste, que há muito tempo não havia levado ao eixo-sul (e afluentes) um nome de tanto "peso".

Mais que elogios, "O JOIO" é um disco merece os parabéns!!!!

Facada no Myspace (hehehe!)

Por Élder Rodrigues (contato.revoltacivil@gmail.com)

2 comentários:

  1. Boa, ainda contínuo dizendo, FACADA logo logo, será uma das ícones do grindcore sulamericano!

    Esse cd foi uma lapada no grind brazuca mano!!

    Simplesmente fodão!!

    ResponderExcluir