Hardcore Recife

quinta-feira, novembro 18, 2010

outro: Homofobia, não!

Dia desses no twitter, vi uma coisa que me chamou a atenção; uma matéria (http://bit.ly/d3jCDm) onde militares assumiram que atiraram em uma pessoa motivados por um sentimento homofóbico; logo depois eu percebi que tinha uma manifestação no twitter de pessoas contra a homofobia, utilizando a hashtag #homofobianao e para a minha surpresa, vejo um perfil chamado HomofobiaSIM onde a pessoa por trás do perfil dissemina o preconceito e o machismo de forma violenta.


Bom, por que que eu tô escrevendo sobre isso? Por que eu tô me importando com isso? Por que uma pessoa que é heterossexual deve se preocupar com preconceitos contra homossexuais? O motivo é simples, basta você não rotular mais, nem heterossexual, nem homossexual e nem nada, pois somos todos seres humanos, clichê eu sei, mas é verdade; assim como não devemos ter preconceitos com nordestinos, nem com os "sulistas" ou com qualquer outra diferença, pois o preconceito é resultado de uma intolerância ao que é diferente.

Comecei a pensar sobre como é complicado acabar com a homofobia, pois aqui em Pernambuco, ao menos, é algo que está arraigado na nossa cultura; chamar um amigo de baitola, viado, frango, bicha ou qualquer outro nome relacionado a homossexualidade é algo "normal" para qualquer pernambucano e poucos (eu não conheço nenhum) são os que não fazem isso; e isso é complicado, pois nos acostumamos a pensar que baitola e afins são xingamentos e que fazendo isso estamos denegrindo a imagem do outro, e isso nos leva a pensar que homossexuais, e normalmente homossexuais masculinos, não prestam e são tudo do que existe de mais torpe no mundo; até porque quando são mulheres lindas, loiras e francesas nós (homens) não temos nenhum tipo de fobia, pelo contrário temos é "filia"; brincadeiras a parte é, realmente, bastante complicado mudar esse tipo de pensamento, mesmo eu me policiando pra não fazer esse tipo de brincadeira, é inevitável que eu não a faça; pois, como disse anteriormente, essas coisas estão inseridas na cultura de tal maneira que se encontram arraigada no popular. Dessa forma, eu me pego diversas vezes utilizando desse mesmo palavreado como forma de ofender alguém, até mesmo um amigo.

O meu objetivo aqui não é tentar acabar com a homofobia e nem pagar de moderno e dizer que o mundo é gay e vamos encarar isso com naturalidade, mas acho que intolerância ao que nos é diferente unida ao machismo é algo para se preocupar sim; basta lermos alguns dos comentários do tipo:

Pela moral e família

@HomofobiaSIM Mundo
A maioria dos homossexuais pouco ou nada acrescenta para a sociedade. São eles os responsáveis pela propagação de DSTs no mundo.
É pra se foder, né não? Pense direitinho, se todas as DSTs fossem exclusivamente transmitidas entre homossexuais eles já estariam "extintos", né não? E o pior é que esse tipo de pensamento é amplamente aceito entre as pessoas que não se esforçam nem um pouco para pensar por si só; basta você verificar os seguidores desse perfil.

É importante nos conscientizarmos que qualquer tipo de preconceito é crime e deve, portanto, ser denunciado. Para quem não sabe como denunciar crimes de intolerância, basta entrar no site da Polícia Federall e colocar o endereço do site/perfil/comunidade/etc. O site é bem abrangente, possibilitando a denúncia de diversos tipos de crimes contra os direitos humanos na internet, o mesmo é dividido em quatro categorias: pornografia infantil, crimes de ódio, genocídio e tráfico de pessoas; portanto temos onde fazer nossas reclamações e devemos fazer nossas reclamações. Como cidadãos temos a capacidade de mudar essa realidade minando esses ataques covardes contra qualquer minoria. Devemos, portanto, exercer o nosso papel de cidadãos e não ficar a margem do que acontece na nossa sociedade e as vezes do nosso lado, um colega de trabalho/sala de aula, um amigo, resumindo, qualquer um.

Hoje (22/11/2010), acabo de ver que o perfil, que estava fazendo os ataques no twitter, foi deletado e posteriormente recriado, ou seja, não existe mais o perfil como ele era antes, nem comentários, nem seguidores, nem nada.

5 comentários:

  1. se todas as DSTs fossem exclusivamente transmitidas entre homossexuais eles já estariam "extintos"...
    .
    Né bem assim não né pai!!!!

    ResponderExcluir
  2. André, camarada, acho que você não entendeu a ironia, entende? heuheuehueheu

    Mas você é legal e vai compreender agora :D

    ResponderExcluir
  3. bom post edinho. Massa!

    #homofobianao

    ResponderExcluir
  4. Ironia é roupa de rei.
    Na minha cabeça veio outra coisa quando li isso. Tudo bem. Eu pensei uma coisa e escrevi outra!!

    ResponderExcluir